quinta-feira, 5 de julho de 2012

Elend

elend oficum

Fundada em 1993 pelos compositores e multi-instrumentistas Iskandar Hasnawi (França) e Renaud Tschirner (Áustria) e, unidos ao tecladista, programador e engenheiro Sébastien Roland em 1997, reuniram-se à Elend vários músicos no curso de sua existência: o violinista David Kempf (2000-presente), a soprano Eva-Gabrielle Siskind (1994-1995), Nathalie Barbary (1995-2003), Esteri Rémond (2003-presente) e Laura Angelmayer (2005-presente).
A realização do "Officium Tenebrarum" (ou "Office des Ténèbres", 1993-1998), aclamado a trilogia do Elend, muito sombria e violenta, foi seguida por um hiato de vários anos, onde os compositores se voltaram para outros, não-ofíciais, projetos musicais.
Elend ressurgiu com Winds Devouring Men em 2003, a primeira parte de uma nova seqüência de álbuns. Este trabalho viu-os dar uma volta mais calma, cordas suaves e delicados foram organicamente entrelaçada com tons exóticos, agressivas texturas metálicas e sons inspirados pela música concreta francesa. Em seu próximo álbum, Sunwar the Dead (2004), os compositores combinaram seu talento para a orquestração grande e densa, com as experiências mais radicais da vanguarda musical do século XX.
Seu mais recente álbum A wolrd in their screams, que completa sua trilogia "Winds Cycle", foi gravado com 30 instrumentistas e vocalistas. As novas composições seguem o longo poema em prosa épica que também serviu como base para as duas partes anteriores do "Winds Cycle", combinando temas pessoais com referências aos antigos autores gregos. Técnicas da vanguarda musical são amarradas juntas com uma utilização maciça de produtos eletrônicos e experiências com a voz humana; sonorismo, microtonalidade e música concreta são fundidos com a instrumentação pós-romântica que ainda está intrinsecamente ligada à identidade musical do Elend.
Dificuldades em produzir este tipo de música sem precedentes levou a um adiamento da data de lançamento inicialmente prevista. O primeiro rascunho do álbum, contemporâneo com Sunwar the Dead, foi modificado várias vezes: quando as sessões de gravação teve que ser adiado o álbum foi fundido com o trabalho em andamento para a ORPHIQUE ENSEMBLE abstrato e violento projeto paralelo do Elend. Uma vez que as técnicas tiveram de ser inventada e desenvolvida a fim de dominar um som incomum, um trabalho intensivo e invulgarmente de longa duração Elend sobre este álbum promoveu uma radicalização na composição e produção: o resultado ultrapassa até mesmo o álbum lendário The Umbersun (1998) em termos de escuridão opressiva. A wolrd in their screams ultrapassa os limites de densidade musical, atmosferas sufocantes e a violência crua a um ponto sem retorno.

Trilogy I: Officium Tenebrarum
image.php
Leçons de Ténèbres 1995 download: http://www.mediafire.com/?6azr7ti41k2g2xf

images
Les Ténèbres du dehors 1996 download: http://www.mediafire.com/?ppm8cia59adx1ja (se necessário, copie o link e cole em seu navegador)

weeping
Weeping Night 1997 download: http://www.mediafire.com/?ao8jsiszsslqo13

Elend_-_The_Umbersun

Trilogy II: Winds Cycle
Elend-WindsDevouringMen
Winds devouring men 2003 download: http://www.mediafire.com/?gt4ffwlha4hri6x (se necessário, copie o link e cole em seu navegador)

Elend-SunwarTheDead
Sunwar the dead 2004 download: http://www.mediafire.com/?ns347cvyc14y39j

elend
A wolrd in their screams 2007 download: http://www.mediafire.com/?iu8dg8b8rgs50xu
Project
Fontes: www.elend-music.org, www.ensemble-orphique.org e YouTube

Um comentário: